sábado, 6 de agosto de 2011

Bilbao divulga todos os participantes do Grand Slam

Ivanchuk e Vallejo são os últimos nomes a confirmarem presença na Final

Urna de vidro, em Bilbao, está sendo montada em São Paulo
Acabou o suspense em torno dos nomes dos integrantes da 4ª Final Masters do Grand Slam de Xadrez, a ser disputada em São Paulo, de 25 de setembro a 1º de outubro, e em Bilbao, Espanha, de 5 a 11 de outubro.

O GM Vassily Ivanchuk (2768-ELO, Ucrânia) e o GM Francisco Vallejo (2724-ELO, Espanha) assumiram as duas vagas restantes, após os primeiros convidados terem recusado a oferta dos organizadores.

Ivanchuk foi o primeiro nome a ser confirmado. Ele substituirá seu compatriota, naturalizado russo, GM Sergey Karjakin, que declinou da vaga conquistada em Bazna, na Romênia, devido ao excesso de torneios pré-agendados e falta de tempo para treinamentos.

Já Vallejo foi a segunda opção encontrada pelos organizadores, uma vez que o nome principal para a vaga, o GM Vladimir Kramnik, também não estava muito interessado em vir ao Brasil e, depois, à Bilbao. Kramnik, que é o atual campeão do Grand Slam, teria alegado falta de tempo para participar e disse que talvez pudesse jogar se o torneio fosse realizado em apenas um continente.

Uma série de outros fortes torneios na Europa, como a Copa Europeia de Clubes, o Campeonato Russo, o Memorial Botvinnik, o London Chess, o Torneio Aberto de Univé e o Memorial Tal, podem ter impedido a presença de outros membros do top-10 na Final Masters.

Primeiro do ranking na Espanha, Vallejo venceu recentemente o Torneio Bahía Feliz (leia nossa cobertura) e é o único dos participantes que não faz parte do top-10 mundial. Segundo informou, em nota, Andoni Madariaga, secretário geral do Grand Slam, todos os outros nomes do top-10 mundial [Topalov, Ponomariov e Mamedyarov - lista de julho/2011] foram consultados, mas possuíam compromissos na mesma época.

A informação foi divulgada ontem, 5 de agosto, pelos organizadores da prova de Bilbao (www.bilbaofinalmasters.com). O jornalista Leontxo García também publicou o aviso em seu twitter. A nota completa pode ser lida clicando aqui.

Melhores do mundo em São Paulo

De qualquer forma, seis jogadores com mais de 2700 pontos de rating FIDE estarão em São Paulo, no Parque do Ibirapuera, daqui a pouco menos de 2 meses. São eles: Magnus Carlsen (2821-ELO), Viswanathan Anand (2817-ELO), Levon Aronian (2805-ELO), Hikaru Nakamura (2770-ELO), Vassily Ivanchuk (2768-ELO) e Paco Vallejo (2724-ELO).

Leia mais sobre o torneio na entrevista exclusiva que o GM Gilberto Milos Jr, organizador da fase brasileira, concedeu à Rádio Xadrez!

Nossa entrevista com Milos também foi traduzida e republicada na página em espanhol do ChessBase: clique para ler.

Também fomos traduzidos e republicados em inglês pelo Chessdom: clique para ler.

Participantes

1 Magnus Carlsen (Noruega, 2821)
2 Viswanathan Anand (Índia, 2817)
3 Levon Aronian (Armênia, 2805)
4 Hikaru Nakamura (EUA, 2770)
5 Vassily Ivanchuk (Ucrânia, 2768)
6 Francisco Vallejo (Espanha, 2724)

Parque do Ibirapuera receberá melhores enxadristas do mundo

Um comentário:

Dr. Beco disse...

Please, uma tabelinha para melhor visualização. Quantos participantes são no total? Abraços e bom trabalho!

Lances Finos